sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FESTA DO BON ODORI CELEBRA OS 50 ANOS DA COLÔNIA JAPONESA EM MATA DE SÃO JOÃO

Música, dança, trajes típicos e uma decoração genuinamente japonesa fazem o espetáculo do Bon Odori, uma festa tradicional do Japão que vai marcar os 50 anos da colônia japonesa no município de Mata de São João. Na festa, que vaiser realizada no próximo sábado, às 18h, no Parque da Cidade, os japoneses fazem um ritual de homenagens aos amigos e parentes mortos e, em seguida, apresentam as danças típicas do Bon Odori.

O Bon Odori é uma das tradições mantidas pelos japoneses da Colônia do JK,fundada em 1959, quando aqui chegaram os primeiros imigrantes numa tentativa de recomeçar a vida no Novo Continente, tendo em vista a crise que atingiu o Japão depois da Segunda Guerra Mundial.

Eles chegaram com a certeza de que encontrariam casa, terrenos apropriados para o desenvolvimento da agricultura, atividade que eles dominavam, além de uma ajuda de custo, conforme prometeu o Governo Brasileiro em parceria com o Governo Japonês. Mas, a realidade foi bem diferente da propaganda apresentada aos imigrantes.
Os colonos foram assentados em plena mata, num local sem nenhuma infraestrutura, sem estrada, água encanada, luz elétrica e, principalmente com solo inapropriado para o cultivo de legumes, hortaliças e verduras. Mulheres, homens e crianças passaram a trabalhar na roça, para construir o futuro. Quem permaneceu no JK conseguiu criar a estrutura necessária para viver com a família.

As décadas de 60 e 70 foram prósperas para os japoneses que abasteciam o mercado da capital e de outras cidades circunvizinhas com os produtos cultivados na colônia. Hoje, a Colônia JK reúne cerca de 50 famílias japonesas que ainda vivem da agricultura de produtos orgânicos, atualmente é a principal atividade desenvolvida.

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar os organizadores do evento, visto que a realização do mesmo é de extrema importância para a cultura japonesa e para a nossa cidade que sem dúvidas faz parte deste processo de dificuldades, lutas e vitórias enfrentados pela tão respeitada colônia do JK. Parabéns pelos 50 anos!

    ResponderExcluir