sábado, 1 de agosto de 2009

EVENTO NA CASA DA CULTURA MARCA OS 19 ANOS DE PROMULGAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Conselho Tutelar de Mata de São João realizou ontem, 31/07, na Casa da Cultura, a comemoração da promulgação dos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 13 de julho de 1990, é promulgada a Lei no. 8069 – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essa lei representa uma mudança de paradigma na área da infância e da juventude, incorporando uma nova concepção de criança e adolescente. Estes passam a ser considerados como “sujeitos de direitos”, e não mais como “menores” objetos da ação do poder público, principalmente em casos de abandono e/ou delinqüência, passíveis de medidas assistencialistas, segregadoras e repressivas como nos Códigos de Menores de 1927 e 1979.

Para o Promotor Público Roberto Borges de Almeida Gomes, não adianta cobrar da policia a diminuição da criminalidade, temos que oferecer escolas de qualidade e promover ações esportivas que possam ocupar o tempo das crianças, após as aulas. O esporte é a melhor forma de afastar os jovens da criminalidade.

A família, a sociedade e o Poder Público têm a responsabilidade de garantir a efetivação dos direitos de nossa população infanto-juvenil. “É preciso avaliar o que cada um está fazendo ou deixando de fazer”, afirmou Tiago de Zezo.

Em Mata de São João o Conselho Tutelar funciona na rua Recife, ao lado do STIEP, e conta com 5 conselheiras.

Um comentário:

  1. ACESSEM O BLOG DA JUVENTUDE DE MATA DE SÃO JOÃO

    www.juventudematense.blogspot.com

    ResponderExcluir